Os professores então encontrados vários dificuldades em sala de aula. É natural que os mesmos estejam á procura de formula, uma maneira para conseguir reverter esse atual quadro educacional.
Ao depararem com a abordagem construtivista, a tendência foi transformar o desejo em conceito. Ou seja, o “novo” transformou-se para muitos, num “método”. Aí que está o problema. Construtivismo não é método.
Vale ressaltar o verdadeiro conceito da palavra método: procedimento organizado que conduz a um certo resultado. Método está ligado á ideia de ação, de intervenção. Muitos confundem método com técnica. É um erro á associar essas duas palavras. A primeira é um processo completo, compreendido diversos momentos necessários á consecução de um fim; enquanto a segunda se refere ao conjunto de procedimentos para a execução de um determinado momento dentro da totalidade.
Sanny diz que é de costume ouvir alguns professores referirem ao construtivismo com método ou técnica d ensino. Vale ressaltar que não temos formulas prontas, o que temos são teorias que precisam ser bem executada na prática. E o construtivismo se insere nessas teorias com os estudos de Vygotsky, Jean Piaget e Emília Ferreiro.
0 comentários:
Postar um comentário