Muito se fala que a teoria construtivista na prática não funciona como deveria funcionar. “Tudo é muito bonito na teoria, mas na prática...”
Alguns professores dizem que não é possível trabalhar nessa linha em sala com muitos alunos. Seria de bom senso, perguntar-se qual outra linha pode-se trabalhar em salas numerosas? Claro que não tem essa linha.
Vale ressaltar que as salas numerosas é uma questão política. Em quanto esse problema não for resolvido, fica difícil a teoria ser bem escutada na prática. Mas enquanto isso não for resolvido podemos trabalhar em duplas, trios, grupos na linha construtivista.
Além da questão política, temos a questão da disciplina. Na verdade os professores resistem adotar o “novo” com medo de perder as rédeas; de perder seu “autoritarismo”. Ou seja, perder seu tradicionalismo.
Relevante dizer que o professor deve deixar claro, os objetivos, as finalidades. Se os fins a atingir, o “domínio da classe dependerá da forma como o professor organizar o seu trabalho, de modo a garantir a realização daquilo que foi proposto.
Posso dizer que os professores colocam todas essas dúvidas em relação a construtivismo, porque tem medo do novo. Tem medo da mudança. Esse medo faz com que não vemos as coisas como verdadeiramente são.
Trabalho baseado no livro de Sanny Rosa ( construtivismo e mudança)
0 comentários:
Postar um comentário